quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Seguidores


Seguidores de blog. Assunto que considero um tanto espinhoso para abordar, mas hoje ao ler no excelente blog da Vivi, que é super antenada, que o Google vai descontinuar, cancelar, suspender o google friend connect ou conhecido como caixa de seguidores, senti vontade de falar do aspecto mais reflexivo dos seguidores, porque é lógico que eu que já fui e ainda sou a anta laranja para muitos, é que não vou dar dicas práticas a respeito.
Antes de se desesperarem com o sumiço dos seguidores, passem lá na Vivi!

Qual a importância dos seguidores para nós blogueiros? Precisamos de seguidores? Você acha que os seguidores são um termômetro dos blogs?

Há quase um ano, quando eu comecei a frequentar os blogs, ainda não tinha o meu, chamava-me a atenção o número de seguidores. Os que já estavam na casa da centena, aqueles poucos que alcançaram a marca de alguns milhares, os da dezenas e o meu, quando comecei que não chegava aos dedos de uma mão. E claro que isso me impressionava.
Com o tempo percebi que o número de seguidores nunca correspondia ao número de comentários.
Fiz o meu primeiro blog e a cada novo seguidor, uma alegria, uma vontade de continuar a escrever, porém o padrão seguidor/comentários era o mesmo dos outros blogs, uma disparidade.
Entendi que muitas pessoas te seguem por retribuição apenas, nunca mais voltam ao blog.
E depois percebi que tem pessoas que não te seguem não fazem parte das estatísticas, mas estão sempre presente comentando.
Há blogs com finalidades profissionais, onde os números são muito importantes e já vi blogs excelentes que não crescem em seguidores.
Enquanto se tem um número pequeno, é fácil conseguir interagir com frequencia com seus seguidores, não sei como se dá essa relação com números maiores.
Uma vaidade ter muitos seguidores? Uma consequência do seu trabalho? Ou da insistência para que te sigam?!
Eu tenho duas experiências: uma com a caixa de seguidores neste blog, e dois outros blogs onde não coloquei a caixa, não aparecem seguidores, embora em um número bem menor as pessoas leiam estes blogs.
Além das funções estimulantes, envaidecedoras dos seguidores, há outra bem prática: quando você tem um blog e segue os outros, eles aparecem ali no seu painel, o que no ponto de vista, facilita muito administrar as visitas.
Então, eu quero saber, você vai sofrer muito se ficar sem a sua caixa de seguidores?

Retomarei este assunto em outra postagem, porque quero associá-lo ao 'tempo'.
Beijos

17 comentários:

  1. Gatona!
    Vamos ao que penso...quando tive meu primeiro blog, o Namastê, eu não fazia a menor ideia do que e por que as pessoas seguiam umas as outras, achava a coisa mais bizarra do mundo!
    Enfim, quando fiz meu blog como mãe, também não tive essa preocupação, claro que aos poucos cresceu e hoje em dia quando parceiros me procuram, eles se interessam em números, e como profissionalmente para mim tem sido muito bom, pois ser mãe em tempo integral e esposa de biólogo não é mole, os seguidores fazem a diferença na hora dos parceiros...
    Sem contar que os blogs que a gente segue, aparecem nas nossas atualizações, e só assim que lembramos de todos os blogs que gostamos, na medida do possível eu retribuo as visitas de quem visita com mais frequencia...
    acho que escrevi um post, mas é isso...
    não vou sofrer, não acredito nisso também, mas vou procurar me informar...
    beijocas querida

    ResponderExcluir
  2. OI Ana , eu sigo o teu blog ja faz um tempinho , e acho que seguir um blog e legal como voc citoum na hora da pesquisa...olhamos no painel do blogger e vinos as atualizações, e vamos direto naquele em que o tema esta nos chamando a atenção naquele momento, ex: quando vi teu post sobre os seguidores.
    Passa lá no meu blog também, ficarei muito feliz se voc for nossa amiga.
    bjs, Indi

    ResponderExcluir
  3. Para mim essa funcionalidade é igual ao litro, só coloquei no meu blogue porque volta e meia alguém me perguntava como é que podia seguir o meu blogue, visto que eu não tinha lá isso. Pronto, agora já lá está e nem me estorva nada, mas acho que serve mais para a malta fazer publicidade aos seus próprios blogues do que outra coisa.
    Eu sigo este blogue e não estou ali ao lado nos seguidores, mas é só porque sou do contra. ;)

    ResponderExcluir
  4. Sem sofrimento e sem contagem, esse é Meu Blog e Eu.

    Adorei suas considerações, muito pertinentes.

    Fico Feliz a cada novo seguidor e muito feliz a cada comentário e muito, muito feliz com as assiduidades e muito, muito, muito feliz com as amizades.

    Feliz pelas trocas de palavras, energias, assuntos, experiências, de quem segue ou só visita, vai td dia ou só foi uma vez, só seguiu de volta (gentilmente, é corporativo, mas é gentileza)ou vai quando em vez.

    Fico feliz com um pedacinho de papel, um bom dia, um sorriso, então não sei se sirvo muito como referência :)

    ResponderExcluir
  5. Ana Paula, eu gosto de controlar quem me segue. Acho que é uma atenção especial para comigo e com o que posto.
    Cada pessoa é de um jeito. Eu entro num blog pela curiosidade do assunto nele existente e, com o passar do tempo, a gente acaba se identificando com o "proprietário(a)" do blog e fica mais fiel nas visitas. Passa a se lembrar da pessoa quando se está em outra atividade ou se depara com uma situação vista em uma postagem da mesma(pessoa).
    Com o andar da "carruagem" a gente passa a "sentir" as pessoas interessantes e as "interesseiras". As interessantes, normalmente escrevem ou publicam coisas realmente interessantes e sem a necessidade de chamar a atenção. Os mais vaidosos(as), querem um certo destaque e os interesseiros(as) sempre tem algum "melhor produto do mundo" para nos oferecer.
    Nas condições normais, claro que a gente gosta de receber um elogio sincero, como da mesma forma receber um "puxão de orelhas" construtivo.
    Eu me apego muito às postagens e estilos dos blogs. E, geralmente o modo de escrever, principalmente nos comentários, retrata o modo de ser da pessoa. Tenho feito grandes amigos(as) por aquí e acho bacana a gente poder "trocar figurinhas".
    Ana Paula sua abordagem foi muito legal e, quem leva essa brincadeira dos blogs a sério, sente uma gostosa "provocação" por expressar a opinião nessa sua postagem. Bem legal sua idéia de "cutucar" a gente, rs...rs.
    Beijo.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  6. Nem sabia disso.Vou ver , espero que a lista do reader continue, pois facilita em muito a leitura.
    Seguidores temos muitos, mas leitores nem tantos,né?

    Então, não sei o que pensar ainda!!1 Vamos ver! beijos,chica

    ResponderExcluir
  7. Ana, eu tenho tão poucos seguidores que esse assunto não me faz perder o sono, porém gosto de acompanhar no painel os blogs que eu sigo.
    Não entendi muito bem como vai funcionar sem os seguidores, mas acho que com o tempo a gente se acostuma.
    O medo do novo assombra muita gente.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Querida amiga!
    Obrigada pelo carinho e por partilhar
    essas informações... Vou ficar atenta
    e ver o que se deve fazer.
    Abraços! Tudo e bom pra ti.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana!
    Há alguns dias estava conversando sobre esse assunto com a Carolina do um blog simples. Eu tenho poucos seguidores e confesso que não estou preocupada com isso,fico tão satisfeita com as poucas pessoas que passam pelo
    meu blog e deixam seus comentários.
    Isso não quer dizer que não queira fazer novos amigos,claro que quero. Porem o que mais me preocupa é manter os amigos que fiz.
    Quando fiz o blog, não foi com a finalidade de estar no top 10 dos blogs, rsrsrs nem tenho capacidade pra isso.
    Prefiro seguir menos blogs, assim posso dar a atenção que cada um merece.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana,
    É gratificante ter um seguidor amigo que participa do seu blog, que gosta das coisas que você escreve, que te acompanha e comenta, é um grande incentivo e formamos uma "amizade" bacana.
    Mas, não é a quantidade de seguidores que determinada a qualidade do blog, concordo plenamente com você. Muitas pessoas só fazem número, não aparecem, não vê o que você escreve, não comenta, apenas vê uma quantidade enorme de seguidores e começa a seguir também. Ontem mesmo, quando fui até seu outro espaço, não vi os seguidores para me cadastrar. Até perguntei, pois quando você torna-se seguidor facilita visualizar as atualizações e acompanhar, participar, comentar,uma vez que você optou por ser seguidor. Muito legal esse post e seus questionamentos. Um forte abraço.
    Ivana - Reserva de Emoções

    ResponderExcluir
  11. Adorei tua visita e teu comentário!!
    obrigada por ser nossa amiga!!
    bjs , Indi

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana!
    Legal abordar esse assunto!
    Para mim importa mais quem frequenta os blogs, comenta, demonstra carinho, compartilha opiniões. Tem muita gente que segue por seguir...
    Bjão

    ResponderExcluir
  13. Eu nào tenho conseguido comentar nos blogs e isso me aborrece porque acabo perdendo tudo... Enfim, vou tentar..
    Chorei lendo o depoimento do teu parto... Adoção é um assunto que toca o meu coração profundamente.
    Beijos
    Rafa
    Blog Nós Três

    ResponderExcluir
  14. Olá

    Não dou muita importância aos seguidores , até porque nunca correspondem aos comentários.
    Comento os blogs que gosto e agradeço sempre a quem me comenta. Tenho nos favoritos uma pasta com os blogs que visito com regularidade.

    Quem comenta continuará a fazê-lo com ou sem caixa de comentadores.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Inteligente a tua abordagem. Qualidade e quantidade. Visito alguns blogs, nem sempre me sinto à vontade de seguir ou comentar. Acho que número é bem quantitativo apenas.

    Bjo

    ResponderExcluir
  16. Gosto de ler os comentários(sobretudo alguns...).
    Os seguidores não me dizem muito.
    E gosto sobretudo de ler alguns blogs...
    Mais que ler blogs, gosto das pessoas que neles escrevem.
    Ahhh... e agora um segredo: gosto muito de te ler.
    (Estive afastado dos comentários por uma semana, mas já tou de regresso. Muitos beijinhos)

    ResponderExcluir
  17. Oi Ana! Valeu por me linkar!
    Para mim a caixa de seguidores só é importante se você conseguir intergir com quem te segue através dela.

    No CQC Blog por exemplo eu tenho mais de 2000 seguidores e quando tenho promoções envio emails para quem me segue através da função newsletter. Tb é legal para criar enquentes, é prático porque já está ali, na mão, mas não me ligo mto em quem está me seguindo no blog ou no twitter. Prefiro muito mais a interação de um comentário ou um reply do que ter muitos seguidores e nenhum comentar ou me responder, não me dar um termômetro de como estou indo.

    Bjks

    :-)

    ResponderExcluir