segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Ouvir

"O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranquila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam "Se eu fosse você". A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito.
A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta.
É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. 
Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção".

Rubem Alves

Acho que ler os blogs é um exercício do ouvir. Só podemos tagarelar ao final da leitura!

12 comentários:

  1. Grande verdade!!ADOREI te OUVIR...beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  2. Amei!
    Amo Rubem Alves
    Amo vir aqui.
    Amo tanto escutar, quento tagarelar :)

    ResponderExcluir
  3. escuto... e agradeço.
    exercício lindo esse que Rubem narra, e raro !

    adoro esse fragmento !

    beijo imensamente carinhoso

    ResponderExcluir
  4. Ana, coincidência ter postado sobre ouvir hoje. Eu sempre digo que não sei confortar pessoas porque, em situações difíceis, eu não sei o que dizer a elas.
    Dias atrás, uma blogueira que estava em uma situação de angústia escreveu um post desabafo e eu, como não podia estar em presença física com o meu silêncio, cujo único recurso que tinha eram as palavras, apenas lhe disse que estava ali e não lhe era indiferente. Fiquei surpreso ao receber um comentário dela hoje dizendo que isto foi importante.
    A respeito do Lance, realmente, muita podridão vai vir à tona e os ciclistas que botaram banca de santos também aderiram ao doping.


    => CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...

    ResponderExcluir
  5. Ana Paula, o Rubem Alves tem o mérito dele, todavia se você pensasse diferente desse texto, não o teria postado. E o - Aprendi prestando atenção - tem todas as suas características. Você tem o dom de conhecer nossos detalhes.
    Beijo
    Manoel

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana Paula.
    Sou amante de Rubens Alves e seus escritos.
    Esse e esse é muito verdadeiro.

    Algumas vezes preciso desse alguem para me escutar outras vezes preciso ser o alguém que escuta o outro.

    Foi bom refletir sobre isso.

    bjo e boa semana.

    Ana Virgínia
    filhadejose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Saber ouvir é uma dádiva!
    Pena que poucas pessoas se propoem a ouvir, ou apenas a dizer um simples: - "Eu estou com você, não desanime!"
    Atitudes que muitas vezes significam muito para nós!

    Que saibamos ouvir mais. Sem julgamentos e sem cobranças!

    Beijos Ana! Ótimo compartilhamento, estou amando as reflexões de Rubem Alves.

    ResponderExcluir
  8. Verdade absoluta e a gente que escreve quer ser lida, quer ser ouvida, pq quando escrevemos gritamos ao mundo o que sentimos, bjssss

    ResponderExcluir
  9. Super verdade, uma pessoa que diga simplesmente "eu te entendo" depois de escutar, é a coisa mais rara.

    Tenho tentado ser isso para quem me procura, nem sempre a gente consegue, mas tentar é preciso.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Rubem Alves é mesmo especial, e eu concordo com você quando diz que ler os blogs é um exercicio do ouvir.
    eu adoro.
    beijos.

    ResponderExcluir